Síndrome de Asperger
13-10-2016

Até 2013, segundo o DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), as Perturbações Globais do Desenvolvimento, eram caraterizadas por um défice grave e global em diversas áreas do desenvolvimento e eram classificadas em cinco tipos, cada uma com um diagnóstico único: Perturbação do Autística, Síndrome de Asperger, Perturbação Global do Desenvolvimento - Sem Outra Especificação ( PDD-NOS ), Síndrome de Rett e Perturbação Desintegrativa da Segunda Infância.Com a revisão do DSM, em Maio de 2013, foram eliminadas subcategorias, anteriormente diferenciadas. À exceção da Síndrome de Rett, que passou a ter entidade própria, todos as outras perturbações, foram agrupadas e passaram a ser designadas como Perturbação do Espetro do Autismo, sendo realizadas distinções de acordo com o nível de gravidade, no que diz respeito, aos défices de interação social e comunicação.
No entanto, o diagnóstico de Síndrome de Asperger, continua a ser utilizado informalmente, devido às suas características tão diferenciadas...A síndrome de Asperger carateriza-se por alterações na interação social, na comunicação e no comportamento.As principais características da síndrome de asperger são:• Dificuldades nas interações sociais• Isolamento social• Dificuldades comunicação verbal e não verbal• Alterações pragmática, semântica, prosódia e compreensão• Vocabulário fluente, formal e repetitivo• Dificuldades em entender anedotas, metáforas e entoações• Dificuldade no pensamento abstrato• Interesses restritos e insistência em rotinas• Desajeitamento motor• QI média ou acima da média• Excelente memória fotográfica• Hiper ou hiposensibilidade
Eu tenho síndrome de Asperger... é assim que me sinto...
- Eu posso estar concentrado nos meus pensamentos e não ouvir alguém chamar-me ou falar comigo
- Um determinado sabor pode ser óptimo para toda a gente, e para mim ser de vómitos
- O mesmo acontece com alguns cheiros. O melhor perfume do mundo, pode fazer-me sentir a sufocar. O cheiro do tabaco pode ser completamente insuportável.
- Às vezes os ruídos, são para mim, ensurdecedores e eu tenho de tapar os ouvidos ou fugir.
- Eu tenho um interesse especial,do qual falo constantemente. Se for por comboios, então gosto de tirar fotografias de comboios, desenhar comboios e até reproduzir os barulhos de comboios. Fico muito excitado quando abordo o assunto e não entendo porque é que os que me rodeiam não se interessam pelo tema.
- Eu tenho determinados rituais ou "manias", que tenho de seguir escrupulosamente, para ficar calmo e relaxado. Mas às vezes fico frustrado pois ocupam-me muito tempo.
- Às vezes fico assustado se vejo muitas pessoas à minha volta ou alguém que desconheço. Nem sequer quero olhar para eles ou falar com eles, quero ser invisível. Tenho dificuldade em pedir coisas nas lojas ou em falar com o empregado do restaurante. Fico muito envergonhado e um pouco assustado.
- Eu não consigo perceber o que estás a sentir quando olho para ti. Tenho dificuldade em perceber a linguagem corporal a não ser que estejas a chorar, rir ou a gritar muito alto.
- A maior parte das vezes não gosto que me toquem. Prefiro que não me dêem abraços mas adoro, que alguém conhecido, me coce as costas. Não gosto muito de cortar e lavar o cabelo e detesto que me cortem as unhas.
- Não sou nenhum equilibrista, e até andar a pé me cansa.
- Não entendo as palavras com duplo sentido. Também não percebo as anedotas.
- Eu acredito piamente no que me dizem. Se me dizes que as pessoas morrem, se não bebem água, posso levar tão a sério que passarei a beber água a toda a hora. Isso fica-me na memória e preocupa-me. Não me passa pela cabeça que uma pessoa sem água pode sobreviver alguns dias ou que a água necessária ao corpo pode vir de outras fontes (leite, sopa, etc)
- Tenho consciência que sou diferente, que não consigo fazer com facilidade, o que os outros fazem e isso deixa-me nervoso e frustrado. Mas não percebo a origem da minha diferença ou porque é que os outros me gozam.
- Eu gosto de conhecer novas pessoas e falar-lhes, mas não sei como. Elas assustam-me. Leva-me algum tempo a ficar confortável com alguém.
- Não percebo porque é que o meu professor diz que eu me porto mal ... eu esforço-me por fazer o meu trabalho mas não percebo muitas coisas e não mas explicam correctamente. Mas se me sentam no fundo da sala ainda é pior porque ou fico a sonhar acordado ou me distraio facilmente.
- Não consigo com facilidade ver as horas, atar os atacadores, descascar uma peça de fruta, dar um chuto decente numa bola, andar de bicicleta, usar o compasso ou a régua.
- Algumas roupas são tão desconfortáveis que não consigo vesti-las.
- Prefiro ficar em casa a jogar Playstation, ou ver televisão, do que ir ao parque.
- No recreio não me importo de brincar sozinho
Cada criança tem a sua personalidade e as características da síndrome manifestam-se de forma individual e específica em cada uma delas.Existem vários modelos de intervenção, não existe uma "receita mágica", mas sabe-se da importância e extrema necessidade, para um prognóstico favorável, da realização, o mais precocemente possível, da intervenção, e que esta, deve centrar-se na forma como a personalidade individual interage com os sintomas e com a complexidade específica do desenvolvimento.
Dr.ª Ana Brito | Psicóloga Clínica Infantil