Entrada para o 1°Ciclo

04-04-2024

Será que o meu filho está preparado para a entrada no 1º ciclo de escolaridade?

As matriculas para o 1º ano de escolaridade vão decorrer entre 15 de abril e 15 de maio. Será o inicio de uma escolaridade obrigatória que irá durar 12 anos e onde os seus filhos vão ter oportunidade de aumentar os seus conhecimentos e competências emocionais e sociais, em colaboração com a educação promovida pela família e amigos. Neste processo, tem um papel muito importante os meios e formas de utilização da tecnologia, quer na aprendizagem, quer no lazer, pelo que o controlo parental é fundamental. Nesta fase, que é crucial para a forma como a criança vai lidar com a escola no futuro, a aprendizagem em geral e as tomadas de decisão sobre prosseguimento de estudos, a questão que se coloca aos pais é " Será que o meu filho está preparado para a entrada no 1ºano?"

Esta questão é muito complexa e não se prende só com o fator idade, sobretudo devem ser levadas em consideração as diferentes dimensões do desenvolvimento infantil, associadas aos factores psicológicos cognitivos, emocionais e comportamentais, no respeito pela diferença de cada criança. No caso das crianças condicionais, isto é aquelas que fazem 6 anos de idade entre 15 de setembro e 30 de dezembro, esta questão assume ainda maior complexidade, fazendo com que as dúvidas sobre se a criança reune as competências essenciais para a aprendizagem escolar e tem maturidade emocional/social para enfrentar os desafios da escolaridade, devam ser devidamente avaliados por técnicos especializados como os psicólogos da educação.

Após uma avaliação detalhada que deve contemplar 3 aspectos fundamentais: o desenvolvimento global; o desenvolvimento emocional e as competências sociais e familiares. O conjunto destes aspectos permite verificar se a criança está preparada para enfrentar esta fase da sua vida. Caso se verifique a necessidade de melhorar alguns aspectos cruciais para a aprendizagem escolar como são a atenção, memória, linguagem, motricidade fina, percepção visual, orientação espacial, noções quantitativas, entre outras como a maturidade emocional, capacidade de resistência á frustração, autonomia, comportamento e motivação para a aprendizagem escolar, é de considerar um pedido de adiamento de matricula.

A experiência mostra nos que a precipitação no ingresso da escolaridade obrigatória, pode trazer problemas de aprendizagem difíceis de superar posteriormente e, que poderiam ter sido evitados dando apenas à criança mais tempo para amadurecer cognitiva e emocionalmente, arranjando ferramentas sólidas para enfrentar este novo e atrativo desafio.

A oportunidade de permitir às crianças trabalharem estes aspectos no contexto educativo seguro da pré primária, sobretudo em grupos heterógeneos, será facilitador da promoção da auto estima e confiança de si, desenvolvendo a criatividade, motivação para a descoberta e fortalecendo a capacidade de agir, pensar e ser feliz.   

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