Como explicar o Covid19 às crianças

17-03-2020

Como explicar às crianças o CORONAVÍRUS


Um novo tipo de coronavírus (COVID-19), está a pôr o mundo em alerta máximo e a trazer novos desafios a cada um de nós. Todos estamos preocupados e nos sentimentos ansiosos perante a gravidade e o não conhecimento de quais os caminhos a que esta nova realidade nos leva.

É importante ajudar as crianças a lidar com a ansiedade, para tal devemos fornecer-lhes informações e factos precisos sobre a prevenção, sem causar alarmismos.

As crianças entre os 4 e os 10 anos necessitarão de maior atenção e explicação, pois a partir dos 10 anos as crianças/jovens já conseguem compreender conceitos mais complexos e adaptar-se melhor à situação atual.

Apresentamos algumas dicas que nos parecem importantes os pais passarem aos seus filhos, tendo em mente, que deverão estar em constante adaptação, caso existam também, novas medidas por parte dos organismos competentes.


Como explicar?

1 - Informar

Passos:

  • Aceder a fontes oficiais e procure informações fidedignas (SNS, DGS, OMS, OPP, etc).
  • Esclareça qualquer dúvida que possam ter de maneira simples (atendendo à sua faixa etária, ao que a criança consegue compreender) e transmita calma e segurança.

O que explicar?

  • Não espere que façam perguntas para abordar este assunto (há crianças que nunca as farão), tome a iniciativa!
  • Corrija as informações erradas ou mal interpretadas que já possam ter.
  • Seja honesto! Informe que se trata de um vírus perigoso porque é de fácil contágio, atualmente não temos vacina, e temos de nos proteger dele, assim como é nosso dever proteger os outros (os nossos queridos avós, por exemplo).
  • Indique quais são os sintomas mais frequentes: febre, tosse, sensação de falta de ar. Mas transmita também que raramente as crianças são afetadas (embora possam ser transmissoras) e a maior parte das pessoas consegue recuperar ou nem dar pelos sintomas (cerca de 80%), mas há pessoas com quem temos de ter cuidados especiais (os avós, ou outras pessoas que poderão estar em grupos de risco (por ex. imunodeprimidos, diabéticos, etc).
  • Dê segurança e confiança, informe que temos profissionais de saúde extraordinários e que neste momento estão focados em estudar este novo vírus, para que se reduzam riscos e se encontre rapidamente uma vacina.


2- Explicar

Como explicar:

  • Não ignore as dúvidas, nem desvalorize os medos que possam ter.
  • Use linguagem adaptada à idade e ao nível da sua compreensão, sem grandes explicações.
  • Caso a criança não compreenda a informação que lhe transmite, irá recorrer à fantasia para compensar a falta de informação, o que poderá aumentar o seu nível de ansiedade.
  • Fale com frequência sobre o assunto, mas sem se exceder, tente encontrar um equilíbrio, fale sem que alarmismos!
  • Crie momentos de comunicação, onde possam falar sobre as suas preocupações, onde podem fazer perguntas sobre o que os preocupa, expressar-se, ouvir e ser ouvidos! Transmita que podem expressar-se e confiar em si!
  • Se a criança estiver muito ansiosa faça exercícios de relaxamento, encontrará vários com uma simples pesquisa (respiração, massagens,etc).
  • Evite que tenham conhecimento dos casos mais complicados ou do nº de mortos.
  • Haverá perguntas para as quais não terá respostas, não há problema!
  • Tentem procurar informação juntos (com cuidado!) ou dê indicação que se irá informar e assim que obtiver uma resposta a dará.
  • Use desenhos simples ou representações gráficas para explicar como ocorre o contágio (por ex. Nasceu na China, gosta muito de viajar e resolveu conhecer a Itália, Espanha e Portugal, e ao que parece gostou muito destes países...)


3- Proteger

É um excelente momento para transmitir medidas de higiene para toda a vida! Devemos seguir as recomendações e medidas de prevenção indicadas pelos organismos de saúde.

Vamos dar superpoderes de proteção!

  • Lavar as mãos (de acordo com as indicações) enquanto inventamos uma música sobre o vírus, ou cantamos as já conhecidas, ou uma música que nos acalma e gostamos tanto. Se quisermos aproveitar o momento para treinar a tabuada também será um bom momento e recordamos uma ou duas, ou para treinar a contagem 0 a 20 ou de 20 a 0.
  • Vamos também jogar o jogo do coronavírus, já amplamente divulgado nas redes sociais. Desenhamos um vírus na mão e o objetivo é chegar ao fim do dia sem o "malvado vírus"!
  • Para tossir ou espirrar o cotovelo ou um lenço de papel temos de usar! Usamos o cotovelo flexionado ou um lenço de papel que após 1 utilização deitamos fora.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz ou boca. Podemos fazer um jogo, caso toque perde um ponto e até podemos criar uns óculos mágicos que nos protegem para utilizarmos o dia todo!
  • Vamos evitar o contato físico com os amigos, ou com outras pessoas. As saudades vão ser muitas mas podemos fazer desenhos, tirar fotografias e enviar por e-mail, fazer vídeo chamadas, e tornar as saudades mais pequeninas... é um esforço para que consigamos estar em breve todos juntos.
  • Dê o exemplo nas formas de se proteger, prevenir e de se mostrar tranquilo. Mais que nunca é um modelo para as crianças, e os reguilas estão em constante observação dos comportamentos dos adultos.


Recomendações aos pais:

  • Siga as recomendações anteriores e nunca se esqueça que o mais importante é manter a calma e saber gerir o stress.
  • Tenha cuidado com as conversas que tem com outros adultos quando as crianças estão por perto. Mesmo que pareçam distraídos muitas vezes estão a ouvir as nossas conversas e percebem o nosso medo (atenção às reações verbais e não verbais).
  • Mantenha-se calmo e animado, se assim estiver, as crianças também estarão!
  • Tente não entrar em pânico, observe também a percentagem de casos recuperados!
  • Se possível e o tempo ajudar, faça 10 m de exposição solar, na janela, na varanda, o sol transmite-nos boas energias.
  • Evite que as crianças tenham acesso a informações que podem causar maior medo e preocupação, pois podem distorcer informações, assim como também existe muita informação nas redes sociais incorreta, por isso esteja alerta quando navegam na internet sozinhos, pois podem pesquisar informação inadequada.
  • Tente tirar um tempo individual (mesmo se estiver em isolamento social) para relaxar diariamente (um banho mais demorado, estar sozinho à janela/varanda e respirar fundo, recordar momentos de alegria...)
  • Garanta a saúde de todos, mesmo que para isso, se diminuam contatos e estes passem a ser realizados de forma virtual. Para que todos estejamos bem, temos de cuidar uns dos outros, e todos nós estamos conscientes que só mantendo o isolamento vamos conseguir retomar as nossas rotinas em breve (assegurar que os avós estão bem e sabem cuidar de si!)

A escola está fechada mas...

  • A explicação do encerramento das escolas, atividades extra-curriculares, recreativas, deverá ser feita sem dramas. É uma forma de prevenção!
  • Deve manter os horários, hábitos e rotinas familiares (atenção ao nº horas sono, refeições, tempo nos ecrãs, medicação). Mais que nunca são promotoras da ordem, estrutura e segurança. Se lhe for útil faça um horário com a descrição das mesmas.
  • Mantenha a diferenciação dos horários e rotinas dos dias de semana e dos fins de semana.
  • Será uma boa altura para adquirir hábitos de leitura, de estudo, estimular responsabilidades com base na idade (ex. tarefas em casa, autonomia).
  • Vamos ter tempo para tudo: brincadeiras, desporto (mesmo em casa vamos estar ativos (saltar, correr, gincana em casa), estudo, para preguiçar, para ver fotografias e vídeos antigos daquelas férias maravilhosas ou daqueles momentos que nos fazem rir à gargalhada, e que nos trazem uma saudade tão boa...

Se a vida lhe dá limões, faça limonada e de preferência docinha!

Seja paciente, é difícil para todos... Aproveite este tempo para atividades de lazer, de diversão em família! Vamos estreitar relações, aproveitar este mau momento para o melhor que temos nas nossas vidas, os nossos, a nossa família! Vamos cuidar, ser cuidados e acreditar que em breve esta realidade que vivemos, que nos parece vinda de um filme de ficção em que somos as personagens, terá um final feliz!

Adaptado do artigo "Recomendaciones psicológicas para explicar a niños y niñas el brote de coronavirus-Covid-19" https://www.infocop.es/view_article.asp?id=8626&cat=8&fbclid=IwAR1hJQ3mOQtNHI0YbjLapUNSUemjJ3_99UGUxfshYI02x6aKuMjR3Vm9bIE


Dr.ª Ana Brito

Psicóloga Clínica Infantil

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