As crianças e a televisão

19-10-2016

Para muitos pais a televisão tornou-se uma alternativa segura, uma vez que, com o aumento da violência nas ruas, as crianças deixaram de brincar às escondidas ou à macaca com os seus amigos, para passarem horas e horas em frente à televisão. 
A televisão poderá ser um "instrumento" que, quando bem utilizado, pode ter efeitos positivos. Oferece a possibilidade da criança aumentar o seu vocabulário e, em alguns casos, pode unir os membros da família quando todos se reúnem em torno do mesmo programa e discutem temas importantes relativamente ao que viram. É, então, uma fonte de informação, de entretenimento, de ampliação de horizontes e de informação, quer cultural quer cientifica, de troca entre pais e filhos que, através dela, podem desenvolver o sentido critico, a capacidade de análise e de argumentação.
No entanto, existem efeitos colaterais quando as crianças passam demasiado tempo a ver televisão e assistem a todo o tipo de programas (alguns não estão adaptados à sua faixa etária), como por exemplo: alteração da visão; erros nutricionais (abuso excessivo de snacks enquanto se encontra a visionar um programa); falta de exercício físico; passividade física e mental (falta de criatividade e de uso da imaginação); falta de comunicação e/ou isolamento (falta de competências sociais) e, por fim, comportamentos agressivos.

O que os pais devem fazer?
- Ensine o seu filho a ver televisão: as crianças deverão ver televisão acompanhadas pelos pais, ensinado-as a seleccionar os programas e transmitindo-lhes valores;- Não deixe que a televisão se transforme numa espécie de ama do seu filho, deve estar atento ao tipo de programas e informação que é vista;- Veja televisão com o seu filho, dê resposta às suas dúvidas e certifique-se que ele compreendeu o que aconteceu e se identifica o contexto que as "cenas" ocorrem;- Evite a banalização da violência: quando a criança assiste com frequência a cenas de violência em filmes, telejornais, ou até mesmo, desenhos animados, esta fica mais insensível, deixando de ser receptiva às imagens violentas;- Estabeleça regras: defina horários adaptados ao ritmo da criança, não permita o visionamento de televisão na hora da refeição onde existe maior espaço para momentos de partilha. Quando a criança chega da escola deverá primeiro fazer os trabalhos de casa e só depois deve ligar a televisão. Para que a sua atenção não seja desviada, não coloque televisão no quarto dos seus filhos;- Desenvolva alternativas: crie actividades e hobbies para entretenimento e ocupação dos tempos de lazer (ir ao museu, à biblioteca, fazer desporto, passear, ir ao parque...)


Dr.ª Cláudia Vieira | Psicóloga Educacional

© 2017 PSICOSET - Rua de Brancanes nº44 2900-282 Setúbal
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora