A Escola vai continuar cá por casa. E agora?
O fim do 2º período foi atribulado para todos, ninguém sabia muito bem o que esperar, quanto tempo o confinamento social iria durar e, na verdade, ainda não o sabemos ao certo. Certo parecer ser que, para já, o 3º período vai mesmo iniciar em formato on-line para todos os alunos do 1º ciclo ao 10º ano. Agora mais do que nunca é preciso planear o estudo, os tempos de trabalho e criar condições para receber a escola em nossas casas. A pensar nisso, queremos partilhar consigo um conjunto de orientações que vão ajudar os mais novos a enfrentar os desafios escolares atuais:
- Horas de ir para a escola! Saltar da cama, tirar o pijama e preparar para ir para a escola! Existe um horário escolar que se mantém e que deverá ser seguido, as aulas assumem um formato diferente mas o conteúdo está aí para ser adquirido. Assim, as atividades propostas pelos professores deverão ser realizadas durante esse período. Tal como anteriormente, após o dia de aulas, é necessário manter o estudo em dia. Oriente o seu filho para dedicar 30 a 45 minutos diários na realização dos trabalhos de casa e rever as matérias dadas no próprio dia. Sugestão: esta revisão deverá ser feita por escrito, por exemplo, pequenos apontamentos ou alguns esquemas, são uma boa forma de poder supervisionar o trabalho realizado. Depois sim, é tempo de relaxar.
- Onde vamos instalar a sala de aula? Tão importante como cumprir as
tarefas escolares é definir e preparar o local onde as vamos realizar. Assim,
teremos que ter em conta alguns aspetos: 1) garantir que temos um local bem
iluminado e arejado; 2) espaço sossegado 3) mesa arrumada, com o menor número
possível de distrações; 4) assegurar a qualidade da internet; 5) garantir o
acesso às aulas on-line e à telescola.
Não esquecer! Neste momento o recurso ao telemóvel, computador e televisão é
essencial, no entanto, deveremos garantir que essa utilização é exclusiva para
acompanhar as aulas.
- Supervisionar. Não precisa de estar sempre em cima do acontecimento, até porque isso iria dificultar o desenvolvimento de competências importantes nos jovens, como a autonomia e responsabilidade. Por outro lado, devemos manter-nos presentes e disponíveis. Uma ou duas vezes por semana, dê uma olhadela nos cadernos do seu filho, veja se tem os registos em dia, se as tarefas estão a ser cumpridas. Incentive a realização de apontamentos durante as aulas on-line, pois estes são uma excelente forma de estimular a atenção, de ajudar na compreensão dos conceitos e são um ótimo ponto de partida para o estudo diário e para saber qual a matéria que precisa estudar.
- Apontar as datas das avaliações. Crie um calendário mensal onde apontam as datas dos testes, isto permitirá programar o estudo com antecedência.
- E aos fins-de-semana? Pode fazer-se maratonas de Netflix? Nem
tanto ao mar, nem tanto à terra. Pode definir a 6ª feira à tarde e o domingo
como dias de descanso, se as tarefas foram cumpridas durante a semana, a folga
é mais do que merecida. Aproveite o sábado para fazer a revisão das matérias
dadas durante a semana, realizando resumos através da consulta dos apontamentos
diários, dos manuais e dos materiais que os professores tenham enviado. Defina,
por exemplo, dois blocos de estudo de 45 minutos, com um intervalo de 15
minutos entre eles. Durante o intervalo não vale, ir ver uma série que ficou a
meio, ou um jogo de computador! Evitar atividades demasiado motivadoras. Repita
estes períodos de estudo de manhã e à tarde.
Preparado? Que venha então o 3º período! Se precisar de alguma orientação sobre técnicas e métodos de estudo, contacte-nos. Estamos disponíveis para si através de e-mail ou consulta on-line.
Dr.ª Joana Marques
Psicóloga Educacional
